domingo, 20 de julho de 2014

Resenha - O grande livro das pessoas sem nome


Repito: livros sempre deixam alguma sensação em nós. E seja ela ruim, boa, atormentadora ou mesmo aliviadora, nunca é uma sensação em vão. O grande livro das pessoas sem nome, de Leandro Soriano Marcolino (Clube de autores, 2013, 162 p.) eu realmente não sei qual sensação deixou em mim. Fiz algumas marcações, como de praxe. Existem ótimas frases de efeito, e ótimas reflexões. É um livro de contos, onde nenhum personagem tem um nome. E é exatamente assim que corre nossa vida: pessoas passando por ela, pessoas totalmente sem nome a nós, desconhecidos. E são situações corriqueiras - apesar de, no livro, ele citar várias situações um tanto impossíveis de acontecer no mundo real.

Existe um homem que não é mais reconhecido por ninguém. Existe um casal desconhecido, que se encontra num trajeto para casa, e dali não poe passar o relacionamento deles. E existe um amuleto. Ah, esse amuleto me irritou profundamente. E aqui fica minha mais profunda crítica (decepcionada, mas ainda uma crítica): não precisa gastar nove páginas somente com um símbolo japonês que eu não sei o que quer dizer. Sim, nove páginas somente com o símbolo. Muitas pessoas chamam isso de arte. Mas eu, particularmente, não gostei. E pronto.

Ainda assim, fiquei curiosa com o outro livro do autor, "Vida", publicado em 2010 pela editora Biblioteca 24X7. Mais uma vez, repito: muitas pessoas gostam, acham que é arte contemporânea (ou coisas do tipo), mas eu realmente não consigo ser conquistada por este tipo de obra.

Título: O grande livro das pessoas sem nome
Autor: Leandro Soriano Marcolino
Editora: Clube de autores
Páginas: 162 p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]