sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Resenha - Silêncio

Olá, bom dia! Tudo bem aí?!

Pedi para vocês escolherem no Facebook do Bibliotecária Leitora qual livro deveria resenhar... E ganhou por um voto o livro Silêncio: doze histórias universais sobre a morte, de Ilan Brenman e Heidi Strecker, lançado pela Companhia das Letras (2012, 112 p.). Eu comprei este livro naquela promoção que teve da Editora Companhia das Letras, para o dia das crianças, sendo que vários livros infanto-juvenis estavam com 50% de desconto. Peguei ele e mais três. Este foi o último, para cobrir o frete rs Fiquei curiosa por causa do título e pela capa, que achei bem bonita.


Silêncio reconta doze histórias, lendas e mitos de várias épocas e regiões do mundo, como Índia, Egito Antigo, Brasil e Grécia Antiga. O livro é dividido em três partes: A busca da imortalidade, onde traz histórias de homens que tentam a vida eterna, com uma pequena ajuda dos deuses; Amores que nunca morrem, com histórias famosas, como a de Tristão e Isolda; e Morte e Renascimento, que traz lendas de mortais que enfrentaram grandes perdas, com a esperança de que tudo iria voltar a ficar bem. A publicação teve o apoio de 4 Estações Instituto de Psicologiaque é um Instituto que ajuda pessoas (incluindo crianças e adolescentes) a conviver com a morte (e a vida, de certa forma), de forma sadia, sem receios, mas com sabedoria e coragem. São quatro psicólogas responsáveis por esta função, sempre tendo fundamentação em princípios de Psicologia da Saúde e e Psicologia Clínica.

As histórias são interessantes, apesar de eu achar algumas inapropriadas para crianças (por conterem "cenas" de sexo). Boa parte são histórias que já conhecemos ou que foram retiradas de poemas também já conhecidos. Alguns desses contos achei bem cansativos, talvez pelo modo como eram contados. É interessante para jovens em idade escolar.

Título: Silêncio: doze histórias universais sobre a morte
Autor: Ilan Brenman e Heidi Strecker
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 112


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]