quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Cartas, cartas, cartas...


Parece redundante dizer que escrever cartas não é comum nos dias de hoje. Afinal, com a infinita tecnologia que nos cerca, é difícil pensar em alguém escrevendo e postando uma carta. Mas, isso existe!

Logo que me vi interessado por esse livro, pensei: Porque uma pessoa escreve cartas? Que sentido a escrita, como prática e costume, tem para essa pessoa? São perguntas intrigantes que, ao longo da leitora, foram respondidas, creio eu.

Cartas de amor aos mortos, de Ava Dellaira é um romance epistolar, ou seja, formado por cartas escritas pela protagonista Laurel para personalidades do mundo pop que já se foram. Estrelas como Judy Garland, Elizabeth Bishop, Kurt Cobain, River Phoenix, Amélia Earhart, Amy Whinehouse entre outros são os destinatários das cartas da personagem que, fazendo seu trabalho de Inglês, consegue desabafar sobre o incidente com sua irmã May.

Desde o primeiro contato com o texto, percebemos uma linguagem bastante suave e delicada. São frases curtas e com palavras fortes em seu sentido, o que faz uma tradução competente na escolha dos termos adequados de um produtor de texto adolescente.

Isso faz com que a oralidade seja uma característica bastante pontuada pela caracterização dos personagens nos diálogos entre intervalos e os encontros no beco próximo à escola. Hannah, Natalie, Sky e outros personagens foram um quadro de um típico romance YA (young adult, ou jovem adulto – infantojuvenil) com tramas que se passam com adolescentes na escola ou com problemas com a família, como neste caso.

Um ponto forte e bem trabalhado neste livro é a forma como a autora vai expondo o trauma sofrido pela protagonista. O ato de contar os fatos ocorridos com sua irmã mais velha faz de Laurel uma adolescente obcecada por seus gostos e hábitos. Não me intrometo a contar o que realmente aconteceu, mas acredito que um leitor esperto o suficiente consegue juntar as pistas deixadas pelas cartas da protagonista e entendê-la de uma forma mais humana.

Infelizmente, o livro tem alguns pontos a desejar como rodear o mesmo assunto várias vezes, caracterizar exaustivamente o comportamento e apelar para um clima piegas de um romance que mal começou a engatinhar, como Laurel e Sky.
É um livro bastante encorajador na forma de tratamento de um tema profundo em termos psicológicos: o luto. A perda de alguém querido é um sentimento bastante sofrido e acredito que a escrita das cartas é uma forma de lidar com esse impasse da condição humana.

Título: Cartas de amor aos mortos
Autor: Ava Dellaria
Editora: Seguinte
Páginas: 337


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]