quinta-feira, 5 de junho de 2014

Resenha – O lugar escuro


Quem tem pessoas idosas na família sabe o “risco” que corre de essas pessoas terem em algum momento o mal de Alzheimer. Na realidade, todos corremos este risco. Na minha família, graças a Deus ainda tenho minhas duas avózinhas. Certas coisas que escutamos delas são apenas reflexos de uma breve perda de memória, ou de uma confusão que é normal na idade que elas já têm (88 e 89 anos). Uma delas foi diagnosticada com demência, que é parecido com o Alzheimer, tendo poucas diferenças. A outra avó está de cama já faz um ano, e certas coisas, acaba confundindo mesmo; talvez porque não tenha mais tanto contato com o mundo externo.

Lendo o livro de Heloisa Seixas, vi em vários momentos situações que já passamos em minha família. O lugar escuro: Uma história de senilidade e loucura (Objetiva, 2013, 135 p.) conta a história da mãe da jornalista que abre para o público as portas de sua vida pessoal. Por ser um livro autobiográfico, achei-o muito, muito cru. E isso não é ruim. Isso é excelente. Alguns livros que já li (não sobre o tema em questão, mas sobre qualquer outro) que são crus, não trataram o tema de que falavam com tanta honestidade. Era um cru exagerado, um cru que queria chamar a atenção. Não estou lembrada de ter lido um livro autobiográfico tão envolvente.

Vemos o amadurecimento da autora em relação a várias situações constrangedoras, tristes e até mesmo engraçadas. Heloisa conta também vários fatos que antecederam a doença da mãe, fatos estes que talvez tenham colaborado para a doença. Toma a liberdade de contar várias histórias familiares (que eu achei de uma intimidade incrível) com personagens tão reais que vemos que a história é realmente verdadeira. Indico muito.

Título: O lugar escuro: Uma história de senilidade e loucura
Autor: Heloisa Seixas
Editora: Objetiva
Páginas: 135


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]