quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dobradinha Book Cine – O silêncio dos inocentes + Resenha em vídeo


Quando um livro é bom, ele fica em nossa memória por um tempo e é até fácil falar sobre ele. Agora, quando um livro é muito bom, mesmo ficando em nossa memória – talvez – pro resto da vida, é difícil falar sobre. Comigo funciona assim. Eu fico tão sem palavras que é quase impossível fazer uma resenha. Assim como em O oceano no fim do caminho (Neil Gaiman) e Memória de minhas putas tristes (Gabriel García Marquez), esse livro chamou minha atenção de uma forma peculiar. O livro em questão é O silêncio dos inocentes (Bestbolso, 2009, 309 p.) de Thomas Harris. Queria poder contar a história inteira, sem me preocupar com spoillers, mas não posso. Então vamos ao que eu consigo.

Em diferentes partes dos Estados Unidos, algumas mulheres começam a desaparecer. O FBI procura o responsável por esses sumiços com o auxílio de Hannibal Lecter, um antigo e brilhante psiquiatra que infelizmente está voltado para o crime. Clarice Starling é uma agente “estagiária” e acaba sendo chamada para conversar com o Dr. Lecter, numa tentativa de encontrar o criminoso. Como Lecter conhece muito bem a mente humana e suas façanhas, ele concorda em ajudar Starling com uma condição. E eu não vou contar a condição.

Minhas impressões foram as melhores possíveis. Achei que todos os personagens (primários, secundários e terciários) são muito cativantes. Todos têm uma importância na história, assim como todos os detalhes que o autor descreve. Houve uma parte do livro em que pensei: mas por que essa criatura está descrevendo um guardanapo caindo? E eis que umas linhas depois lá estava a resposta. Tudo, completamente tudo tem um é necessário ser descrito. Indico com força.

Título: O silêncio dos inocentes
Autor: Thomas Harris
Editora: BestBolso
Páginas: 309

Resenha em vídeo do Bibliotecária Leitora aqui.



Dobradinha - Filme O silêncio dos inocentes

O filme O silêncio dos inocentes (MGM, 118 minutos, 1991) é estrelado por Anthony Hopkins e Jodie Foster, nos papeis de Hannibal Lecter e Clarice Starling. Foi o terceiro filme na história a receber os cinco principais Oscars (Melhor filme, direção, atriz, ator e roteiro), ficando atrás de Aconteceu naquela noite (1934) e Um estranho no ninho (1975). Por mais que neste filme/livro, o foco não seja Hannibal, o papel de Hopkins é tão brilhante que ele é destaque no filme.

Minhas impressões foram as melhores possíveis. Assisti ao filme há cerca de um ano atrás - talvez menos -, e cada palavra que eu lia do livro de Harris eu via a cena inteira na minha frente. Por mais que a cena tenha sido "cortada" em sua versão filme, eu podia imaginar exatamente a atuação de cada um dos atores. Claro que uma ou outra coisa ficam para trás. Senti uma leve falta da esposa de Crawford, um papel tão terciário, mas para mim, tão importante.

Filme: O silêncio dos inocentes
Diretor: Jonathan Demme
Produtor: Edward Saxon
Tempo: 118 min
Ano: 1991


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]