sábado, 24 de maio de 2014

Resenha - Vampyro


Triste quando vemos um clássico que muita gente leu, e nós não, não é?! Eu não tenho muita paciência pra ler clássicos. Até gostaria de ler mais, sim. Mas fico vendo tantos, tantos livros – realmente bons! - que eu ainda não li, e que eu preciso ler antes de morrer, que não me sobra muito tempo para classicões (como Jane Austen, Kafka, Jorge Amado e outros). Um livro que considero “clássico” - com o perdão da palavra, para muitos – é Drácula (Bram Stoker). É um clássico do terror, um clássico que faz muita gente ter pesadelos até hoje. Nunca peguei o livro para ler. Nem Entrevista com o Vampiro (Anne Rice). Assisti aos dois filmes. Faz muito tempo, mas assisti. E não voltarei a assistir novamente. Drácula, pelo motivo de que – poxa, venhamos e convenhamos - é nojento! Aquele bicho horrível atacando a moça. E Entrevista com o Vampiro assisti quando tinha uns doze anos de idade. Isto é, não fiquei muito animada. Mas aí entra a questão: vou fazer um blog. Preciso ler mais coisas interessantes. Não só pra resenhar para o blog, mas por notar que estou perdendo muito por isso.

Numa feira literária que estava acontecendo em minha cidade, comprei Vampyro: O terrível diário perdido do Dr. Cornélius Van Helsing (Novo Século, 2008, 30 p.). Compro muitas vezes por impulso (muitas vezes define-se quase todas as vezes) e pelo desenho da capa. Algumas vezes compro um livro totalmente desconhecido (que nem é cadastrado no Skoob) só pra ter aquele gostinho de falar: “Ah, é um livro meio desconhecido”. Sou boba assim. Mas se vocês vissem esse livro... Dariam muita razão a mim. O livro é todo ilustrado, tem partes que são pop-up, e muitas, muitas vezes, fiquei em dúvida se a página em que eu estava, teria alguma alça para puxar. Eu tive que parar em um ponto do livro e voltar até seu começo e passar as mãos na página inteira para ver se perdi alguma coisa. Ele é incrivelmente temático. Tão temático que eu me perdia na história.

Vampyro conta a história do doutor Van Helsing e seu companheiro Gustav. Eles saem em busca de uma cura para o irmão do doutor que, acredita ele, tenha sido mordido por um vampiro. O livro é o diário de bordo de Cornélius, com suas anotações pessoais, anotações de Gustav, figuras, objetos, imagens holográficas e – pasmem! - pelo de lobo.

Claro que um de meus principais interesses na hora da compra foi o aspecto gráfico: ter aquele livro enorme, todo bonito em minha estante... Que sonho. Adorei ter lido esse livro e fiquei ansiosa por ler os dois clássicos, Entrevista com o Vampiro (Anne Rice) e Drácula (Bram Stoker). Apesar de, provavelmente, não ler neste momento, pretendo ter em mãos num futuro próximo.

Título: Vampyro

Autor: Cornélius Van Helsing
Editora: Novo Século
Páginas: 30



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]