quarta-feira, 14 de maio de 2014

Resenha - O azarão


Fazendo uma pequena pesquisa para este post, descobri que as leituras de jovens adolescentes não são mais as mesmas da minha época. Ainda não tinha percebido que a preferência por histórias de colégio ou com personagens adolescentes se tornou tão forte que criou uma nova linha de livros. São os chamados YA (young adult).

As histórias são simples. Um enredo plano, com personagens rasos, muitos diálogos e pouca descrição. É aquele tipo de livro que temos sempre a impressão de que algum personagem pegará a mochila para ir ao colégio.

Fiquei bastante curioso e li, pela indicação da minha parceira de blog, Daniela Vieira, O azarão, (Bertrand Brasil, 2012, 175 p.) de Markus Zusak. Não é preciso dizer que A menina que roubava livros, outro livro sensacional do autor, figure dentre um dos melhores que já li, certo?

Desta vez me detive na atrapalhada historia de Cameron Wolfe. Um pré-adolescente que não sabe bem ao certo que rumo tomar na vida. Não sabe como armar furtos bobos em um consultório de dentista e roubar uma placa de trânsito.

De todas as situações em que o protagonista e seu irmão mais novo se meteram, a paixão por Rebecca Conlon é a mais instigadora da historia. Após tê-la conhecido através do trabalho de seu pai, encanador a domicílio, o sentimento aflora todo momento em que a vê.

Dessa forma, o autor aborda um conceito bastante comum na adolescência e, por vezes, na vida adulta: a timidez e a persistência. Para derrotar a baixa auto-estima e conseguir se projetar na vida, Cameron deverá tomar uma atitude que depende somente de sua insistência (a partir daí será um spoiler, ok?)


Embora seja um texto fraco na construção de sentenças segmentadas e com um vocabulário raso, o livro se vale pela abordagem de temas inerentes à adolescência e seus problemas. Uma leitura atenta pode trazer à tona as recordações da nossa personalidade quando éramos mais jovens.

Título: O azarão

Autor: Markus Zusak
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 175


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]