quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dobradinha Book Music - Paulo Leminski


Paulo Leminski, poeta curitibano, sempre preferiu poemas breves, trocadilhos e brincadeiras no meio de suas obras. Além de poesias, Leminski escrevia músicas, traduzia, era professor e crítico literário. O poeta “cachorro louco”, como se auto-denominava, escreveu diversas obras que hoje encontram-se esgotadas, ou bem raras de ser encontradas.

Lendo esta reunião de poesias de Paulo Leminski (organizada por Fred Goes e Alvaro Marins, Global, 2002), deparei-me com duas que me trouxeram ótimas lembranças: Caprichos e Relaxos e Polonaise. Sim! Essas pequenas poesias passavam no Castelo Rá-Tim-Bum, quando o personagem Gato ia contar histórias às crianças do Castelo. Será que é com você assim, também? Escuta uma música, ou lê um poema aleatório e não liga a obra ao artista? Aconteceu comigo há um tempo. A música Fanatismo (que tem duas versões: 1 e 2) interpretada por Zeca Baleiro e Fagner, é uma poesia da portuguesa Florbela Espanca. Já havia lido duas obras da autora, mas não reparei. Além de Fanatismo, Fagner adaptou outras poesias de Florbela ao seu repertório. Particularmente, acho fantástico. É somente uma obra, mas ficam distintas quando escrita e audível.


Gostei bastante do estilo do autor. Confesso que não fiquei muito entusiasmada no começo. Quem pega pra ler primeira vez Leminski, deve ter em sua mente que ele não escreve como os outros poetas: poemas do fundo do coração e escrita ritmada. Achei o Cachorro Louco bem real. Bem humano. Não no sentido Adélia Prado, mas no sentido hum... Paulo Leminski! - Pois é, não encontrei ninguém para comparar. Humano com seus defeitos, falhas, cruezas e maldades que ninguém confessa.

Título: Paulo Leminski
Autor: Paulo Leminski (Organizadores: Fred Goes e Alvaro Marins)
Editora: Global
Páginas: 224


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]